quarta-feira, 27 de maio de 2009

Balanço Geral da Disciplina - Exercício 12

Em geral, esta disciplina não foi tão fácil como eu pensei que fosse. Os meus amigos de segundo ano, quando começou o segundo semestre e lhes perguntei em que consistia esta cadeira, disseram-me que era relativamente fácil e que era trabalhar em blogues entre outras coisas na Internet, o que me deixou a pensar que seria praticamente o que fazemos no dia-a-dia quando estamos em casa. No inicio foi um pouco difícil perceber os termos teóricos que a professora falava e toda a matéria dada nas primeiras aulas, mas depois quando começamos a realizar os exercícios a matéria começou a interiorizar com mais facilidade.

Nas primeiras aulas criamos um blog para podermos colocar todos os exercícios desenvolvidos na aula, tanto trabalhos de pesquisa como mini-relatórios de aulas. Criámos o nosso perfil no blog para ficar devidamente identificado e depois começamos por realizar uma Análise de conteúdo de Weblogs que foi um trabalho um pouco difícil de fazer mas que no final teve algum interesse para mim em começar a perceber o que a professora pretendia com esta cadeira, tal como o trabalho das Wikis temáticas e o dos Mundos Virtuais, trabalhos esses que me deu bastante conhecimento no final, aprendendo bastante.
Confesso que cheguei a uma certa altura do semestre que me baralhei bastante nos exercícios realizados e nos que me faltavam realizar, mas penso que fora um ou dois exercícios acabei por fazer quase todos os pretendidos durante o semestre.

Depois também achei super interessante ter realizado o exercício 5, que nos indicou para nos inscrever em 4 sites: Delicious, Flickr, Youtube e Twitter, e desenvolver uma construção de identidade online em cada um deles. Esse exercício fez-me perceber a importância que tem alguns desses sites e também para despertar o nosso interesse para esses sites.
Como eu expliquei no post anterior em relação a estes 4 sites, penso que os mais interessantes são o Youtube e o Flickr, pois podemos usufruir desses dois sites para postar os nossos vídeos que "fabricámos" (Youtube) e para mostrar os nossos trabalhos realizados em tratamento de imagem e design, como também fotografias tiradas por nós (Flickr), isto a todos os utilizadores na Web.
O Twitter tem como utilidade final que é usado para enviar e ler mensagens pessoais entre os utilizadores.
O Delicious, como disse no post em baixo, confesso que não gostei muito do site e achei super confuso, não conseguindo elaborar quase nada no site, sem sequer conseguir perceber para que se usa.

Por fim, talvez a parte que mais gostei deste semestre nesta cadeira, terá sido quando conheci o Wikispace, isto porque nunca tinha ouvido tal coisa, nem sabia que existia, mas despertou-me interesse e posso dizer que gostei de trabalhar nesse site. Tentei ao máximo navegar neste site para ir descobrindo e tentando algumas coisas, até chegar a altura de saber usar à vontade. Tratei do meu perfil, convidei amigos, postei trabalhos pedidos nas aulas e organizei para uma melhor pesquisa dos meus amigos dentro da minha Wiki. Penso que teve bastante interesse.

Resumindo e concluindo, acho que esta cadeira tem bastante interesse para o nosso curso e tentei ao máximo aprender e esforcei-me para compreender os conteúdos teóricos dados nas aulas e acho que posso acabar este semestre satisfeito com o meu desempenho.

1 comentário: